1º Presidente da República: Manuel de Arriaga (1911-1915)


1 comentário:

  1. Boa tarde Dona Ana! Eu sou a Joana Mota, sou uma aluna de HCA do 11º ano, de Fátima.
    Neste momento tenho em mãos um trabalho sobre o neorrealismo, trabalho esse que me está a dar pano para mangas... Sei que é professora de HCA porque acompanho os seus blogs, que são desde já bastante úteis no meu estudo!
    O manual utilizado por aqui é bastante bom mas sobre o neorrealismo tem pouca informação, desta forma tive de ir mais uma vez recorrer aos seus power points e fichas para me tentar informar mais sobre o meu tema.... O trabalho em si consiste em fazer a ficha de leitura de uma obra neorrealista, inserir o movimento no contexto social em que surge, e inserir a obra no percurso do autor. Eu escolhi a obra "Almoço do Trolha" de Júlio Pomar, comecei por falar do contexto social em que surgiu o neorrealismo na europa, depois do caso particular de portugal, uma vez que a obra escolhida é portuguesa. Este trabalho está organizado da seguinte forma, primeiramente, apresento uma breve síntese do contexto social em que surgiu o neorrealismo na Europa e em seguida falo mais particularmente da situação que se vivia em Portugal, uma vez que, a obra escolhida é de um autor português.
    Em seguida falo um pouco daquilo que foi o percurso de Júlio Pomar, sendo esta uma forma de entendermos o seu trabalho e as suas fases artísticas, depois é apresentada a ficha de leitura da obra “Almoço do Trolha” e é feita uma explicação da obra mais pormenorizadamente...

    Eu estou com algumas dificuldades em perceber de que forma é que o neorrealismo e o realismo social estão interligados e o porquê de estarem ligados um ao outro....
    Desculpa estar a incomodá-la e a por isto em todos os seus blogs mas tinha mesmo de fazer com que você vice esta mensagem! Muito obrigada pela paciência a ler esta mensagem, aguardo resposta!
    Para me responder basta mandar um e-mail para joana_c_mota@hotmail.com
    Beijinhos

    ResponderEliminar