A Escola

O nosso Patrono

A nossa escola tem como patrono Ibn Mucana, um poeta árabe dos séculos XI-XII, que nasceu e viveu em Alcabideche. São dele as primeiras referências à existência de moinhos de vento em Portugal, utilizando a metáfora das noras e das nuvens:
"Se és homem decidido precisas de um moinho
que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos."

Os moinhos de vento foram muito importantes para a sobrevivência desta região. Tanto assim é que, perto da Junta de Freguesia de Alcabideche, existe o Centro de Interpretação do Moinho de Tipo Americano, com o qual a escola já fez dois intercâmbios -  no ano lectivo passado e este ano - , que consistiu na realização de um peddypapper intitulado "Na rota dos Moinhos", durante a Semana do Patrono.

Ibn Mucana é também o autor da frase "A liberdade faz parte de um espírito nobre".  Consideras que as suas palavras estão relacionadas com os princípios subjacentes à implantação da República?

A opinião dos alunos sobre o blogue


Alguns alunos deram a sua opinião sobre o concurso e o blogue que estão a construir para o concurso. A seguir apresentam-se alguns dos textos produzidos:

- "Eu acho que o blogue está bem feito porque os alunos podem colocar lá os seus powerpoints e, deste modo, aprender melhor sobre a 1ª República."  Nuno Ferreira, 8ºC

- "Este blogue é muito bom para aprendermos mais sobre a 1ª República pois tem muitos powerpoints sobre este tema. O Centenário da República é muito importante porque representa uma época histórica. Os trabalhos realizados pelos alunos estão, em geral, bons, sendo uma forma de aprender."  Nuno Marques, 8º C

- "Este blogue pode ajudar-nos a conhecer melhor alguns dos Presidentes da República, o 5 de Outubro e as comemorações do Centenário da República. Neste blogue estão alguns dos trabalhos realizados pelos alunos sobre alguns dos temas já referidos." Gonçalo Cunha, 8º C

- "Penso que o blogue é interessante pois é uma forma divertida de aprendermos coisas sobre o Centenário da República."   Raquel Vieira, 8º C

- "O blogue está muito bem construído e já tem alguns trabalhos muito bem elaborados. Eu já sou seguidora e já contribuí com um trabalho."  Ana Sofia Grilo, 8º C


A comemoração do Centenário na Escola


Foram lançados pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vários concursos. A escola vai participar nos concursos "O meu blogue da República" e "A minha T-shirt da República".

A Escola Secundária Ibn Mucana preparou algumas actividades, na Semana do Patrono, de 22 a 26 de Março, para comemorar o Centenário da Implantação da República.
No dia de abertura da Semana do Patrono, às 9.45, toda a escola se juntou para cantar o Hino da Escola e o Hino Nacional. Foram lançados balões com as cores da bandeira nacional.

Às 10 horas, o 12º A procedeu à plantação da "Arvore do Centenário", outra das actividades propostas pela Comissão da Comemoração do Centenário da República".

No átrio do Pavilhão A, durante toda a semana, esteve exposta uma exposição intitulada "O Centenário da República, com cartazes alusivos aos acontecimentos que levaram à implantação da República, os símbolos da República, os Presidentes e os chefes de governo e, ainda, alguns aspectos relativos aos defensores da monarquia.

 
No dia 24 de Março, pelas 10.30, esteve presente na escola SAR D. Duarte Pio de Bragança para uma palestra subordinada ao tema "A Ética na Política", onde foram abordados alguns temas relativos à República e à Monarquia.

No dia 25 de Março, pelas 14.45, esteve presente o Dr. José Paulo Sousa, da Biblioteca-Museu República e Resistência para falar da importância da República.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário